ROLANDO BOLDRIN

Ovni"s e Alien"s
Principal

Ator / Apresentador / Cantor / Escritor

[22 / 10 / 1936 <==> 09 / 11 / 2022]

Rolando Boldrin, foi um famoso humorista, apresentador de televisão, escritor, cantor e ator, sendo mais lembrado pelo público e fãs através de programas e canções sertanejas com músicas raiz e participação em novelas televisivas e filmes.

Rolando Boldrin nasceu na cidade interiorana de São Joaquim da Barra, no estado de São Paulo, e tinha mais 11 irmãos.
Seu pai era mecânico e sua mãe dona de casa.
Desde criança tocava viola e aos doze anos de idade começou uma empreitada musical com o seu irmão, formando a dupla "Boy e Formiga", que era bem sucedida na rádio da cidade.
Aos dezesseis anos, incentivado pelo pai, Boldrin foi para a capital paulista de carona em um caminhão.
Como Boldrin contava, ele chegou em São Paulo sem dinheiro e nas primeiras noites dormiu na rua, aos pés de uma estátua do Ramos de Azevedo na Avenida Tiradentes no centro.
Jà em São Paulo, antes de emplacar na carreira de cantor, foi sapateiro, frentista, carregador, garçom e ajudante de farmacêutico.

Aos dezoito anos prestou serviço militar no Exército no quartel em Quitaúna, bairro da cidade de Osasco (SP).
Nos anos que se seguiram dedicou-se à atividade musical, estreando na música em 1960 como participante do disco de sua futura esposa, que se tornou sua produtora, Lurdinha Pereira.
Em 1974 lançou seu primeiro disco solo, "O Cantadô", pela gravadora Continental.
Rolando Boldrin também teve uma grande experiência como ator de teleteatro da TV Tupi, entre o final da década de 1950 e começo da de 1960, ao lado de Lima Duarte, Laura Cardoso, Dionísio Azevedo e outros.

O livro "A TV antes do VT" mostra várias de suas passagens na emissora, em fotos das gravações dos programas da TV Tupi, época em que ainda não existia os "videotaipes".
Entre as décadas de 1960 e 1980, Boldrin atuou em aproximadamente trinta novelas da emissoras Record, Tupi e Bandeirantes.
Como apresentador de televisão, na década de 80, esteve à frente dos programas Som Brasil, (TV Globo), Empório Brasileiro (TV Bandeirantes) e Empório Brasil (SBT).
Seu ultimo trabalho como apresentador foi no programa Sr. Brasil, pela TV Cultura de São Paulo.
Recebeu o prêmio de melhor ator coadjuvante no Festival de Brasília, por sua atuação como Pedro Melo, em O Tronco (1990), filme baseado no romance homônimo do escritor goiano Bernardo Élis.

Aproveitando o espaço na televisão, Rolando Boldrin foi um dos maiores divulgadores da música sertaneja brasileira.
Em agosto de 1981 estreou o programa Som Brasil, na TV Globo, com o objetivo de divulgar a música brasileira de inspiração regional.
Ele contava "causos", dançava e exibia peças teatrais e pequenos documentários, mas o destaque eram as atrações musicais, cujo repertório incluía músicas de cantores e compositores que tinham como fonte a cultura popular.
Boldrin deixou o programa em 1984, mas levou a ideia a outros programas apresentados por ele, Empório Brasileiro, Empório Brasil e Sr. Brasil.
Em 2010 foi tema do desfile da escola de samba Pérola Negra, no carnaval de São Paulo, com o enredo "Vamos tirar o Brasil da gaveta", tendo como ponto central o empenho de Boldrin em ressaltar a cultura nacional.
Em 2022, a TV Cultura homenageou o ator pelos seus 85 anos de vida com a exibição do documentário "Eu, A Viola e Deus", dirigido por João Batista de Andrade.
Seu ultimo trabalho, o programa Sr. Brasil, na TV Cultura, foi apresentado por ele durante dezessete anos.
Rolando Boldrin era casado com a produtora e cenógrafa Patricia Maia Boldrin e deixa um casal de filhos, Vera Lúcia e Marcus, de seu primeiro casamento com a cantora Lurdinha Pereira.

Morte:
Rolando Boldrin faleceu em 9 de Novembro de 2022, aos 86 anos de idade no Hospital Albert Einstein na cidade de São Paulo, devido à complicações provocadas por insuficiências respiratória e renal.

Sepultamento:
O corpo de Rolando Boldrin foi velado na Assembleia Legislativa de São Paulo e o sepultamento ocorreu no Cemitério Gethsêmani, na capital paulista.

Cemitério Gethsêmani:
Praça da Ressureição, 01.
Vila Sônia, São Paulo - SP.
Tel.: 11-3742-5322

Coordenadas GPS (Latitude / Longitude):
[23°36'17.7"S 46°43'54.1"W]

[Clique nas Coordenadas acima para acessá-las no Google Maps!]


_____________________________________________________________

Nota: [Zelamos pela qualidade e precisão das informações contidas nas Mini Biográfias publicadas, no entanto falhas podem ocorrer, sendo que neste caso solicitamos que possíveis erros existentes nessa Mini Biografia, bem como para complementar informações e dados que possam melhorar o artigo, sejam comunicados através do e-mail: assombracoes@gmail.com].
_____________________________________________________________

 


Rolando Boldrin


Rolando Boldrin


Rolando Boldrin



Rolando Boldrin


Velório de Rolando Boldrin


Trabalhos:

Rolando Boldrin

 

 


Explore o mundo todo em 3D
com riqueza de detalhes
Google Earth


@alemdaim

www.alemdaimaginacao.com
assombracoes@gmail.com